Highslide for Wordpress Plugin
Artigos › 26/02/2021

A atitude certa diante da crise: viver um otimismo realista

Em meio a uma grave pandemia, uma das coisas que nos incomodam é não saber ao certo quando tudo voltará ao normal. Para superar a frustração em tempos de crise, uma boa ajuda é usar o otimismo realista.

Muitos psicólogos explicam que, por mais de um ano de pandemia, sentimos que perdemos o controle de nossas vidas. Mas não é exatamente assim.

O que acontece é que as circunstâncias e muito possivelmente os planos futuros mudaram, mas isso não significa que o que está por vir será pior. Será uma questão de enfrentar o dia a dia com determinação, trabalho e atitude esperançosa. Essas atitudes nos levarão ao otimismo realista, aquele que nos ajuda a enfrentar melhor dificuldades.

Mas o que eu faço para não desistir?

1. MANTENHA O FOCO EM SUA VIDA PESSOAL

Ou seja, sua vida interior, sua família, seu trabalho. E não se esqueça do descanso também, porque para ser forte de espírito também é preciso cuidar do corpo.

2. TENHA OBJETIVOS DE LONGO PRAZO

Lembre-se de que os objetivos são alcançáveis ​​e têm um significado para você: isso é essencial. Por exemplo, prestar mais atenção à educação das crianças agora que muitas têm que fazer aulas online ou ficar confinadas em casa de vez em quando.

Resultados

Se abordarmos a vida dessa forma, alcançaremos dois objetivos importantes:

  • Melhoraremos nosso bem-estar e ambiente: família, trabalho, amizades;
  • Cresceremos em satisfação pessoal

O fato de a situação em nossa vida ter mudado radicalmente não significa que devamos destruir as resoluções que tínhamos traçado para este ano.

Trata-se de estabelecer novas rotas alternativas. E de tomar decisões realistas.

Isso implica que o dia-a-dia é o nosso momento de fazer algo, pois isso servirá como um termômetro para corrigir nossos objetivos de médio e longo prazo.

Otimismo realista e esperança são fundamentais: nos projetaremos no futuro, sairemos do egoísmo e descobriremos novos caminhos.

Winston Churchill dizia que “um pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê oportunidade em cada dificuldade”.

Fonte: Aleteia

Imprimir