Toda comunidade nasce a partir dos anseios interiores do povo sedento de Deus e de suas necessidades humanas.
Nossa comunidade começou com os missionários do Sagrado Coração que moravam no santuário de Vila Formosa e davam assistência a esta região (área da Vila Antonieta, Vila Rica, Vila Nova York, Aricanduva, Santa Terezinha e arredores)
Nossa comunidade nasceu com outro nome (São Francisco Xavier) e somente com a presença de Frei Anastácio, missionário e divulgador da Sagrada Face, que motivou a comunidade realizando a troca do patrono ficando assim Comunidade da Sagrada Face, a primeira e única no Brasil com este nome.
A Paróquia da Sagrada Face teve momentos fortes na sua história. Na década de 70/80, tempo do Padre João Batista Gramália, que ajudado pelas irmãs da Ação Pastoral exerceram um excelente trabalho junto a comunidade local. Após sua morte por dois períodos Padre Bizon marcou a vida da paróquia, sobretudo com a construção da Igreja atual.
Outro elemento significante foi a transformação da casa Paroquial em casa de formação, no qual ajudou na preparação de vários de nossos padres, sobretudo de nossa região.