Highslide for Wordpress Plugin
Atualidade, Notícias › 14/01/2021

“A VIDA CONSAGRADA TEM A MISSÃO DE LEVAR O EVANGELHO À VIDA E A VIDA AO EVANGELHO”, AFIRMA PRESIDENTE DA CNISB

A Igreja irá celebrar no próximo dia 2 de fevereiro o 25º Dia da Vida Consagrada. Por ocasião deste jubileu de prata, o portal da Conferência conversou com a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), a Aparecida de Guadalupe Cafaro.

Foto: Reprodução CNBB

Confira a entrevista na íntegra:

É significativo que na oportunidade desse Jubileu de Prata esteja tão evidente a necessidade da presença iluminadora da Vida Consagrada na Igreja e no mundo?

Sim, é importante que esteja evidente a necessidade da presença da Vida Consagrada na Igreja e no mundo. A Vida Consagrada tem a missão de levar o Evangelho à Vida e a Vida ao Evangelho. O centro da vida consagrada está na pessoa de Jesus Cristo, seus ensinamentos, sua vida. Jesus que nos revela o Pai e o Espírito Santo. O Amor de Deus transborda, vem ao mundo na pessoa de Jesus Cristo. Ele veio para resgatar toda a humanidade, mas sempre esteve ao lado dos que mais precisavam, doentes, pobres, oprimidos, mas também sempre aberto a todos que abrissem o coração. A Vida Consagrada tem essa mesma missão, espelhar-se no amor de Deus, amor que leva a preservação da vida humana e de todas as criaturas, amor que valoriza a vida e tem o cuidado necessário pelas criaturas. O mundo necessita mais que nunca de pessoas que se abram à ação do Espírito e saibam doar a vida, a exemplo de Jesus, até o sacrifício, pessoas que saibam discernir à luz do Espírito, qual é a cultura de vida e qual a cultura de morte. O centro é Jesus Cristo e a partir dele a Vida Consagrada deve dar testemunho de unidade, de comunhão, de fraternidade, de alegria e de esperança, levando ao mundo esses valores que dão sentido à existência.

Como podemos celebrar com júbilo os 25 anos do Dia da Vida Consagrada?

Celebraremos com amor e alegria, o tríduo que foi preparado pelos Organismos: CRB, IPV, CNBB através da CMOVC, e a CNISB, certos de que acima de tudo é uma grande responsabilidade que Deus nos confia. Celebraremos com a oração e o louvor a Deus, pelo chamado, pela vocação; com o pedido para que nos oriente e nos guie em seus caminhos; com o compromisso do testemunho fiel e perseverante, o empenho e a dedicação em aprender, aprofundar a Palavra de Deus, trabalhar para servir mais e melhor a Deus, à Igreja e aos irmãos.

A CNIS está preparando algo para a ocasião?

Para a ocasião, além do tríduo que será realizado nos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, estamos preparando uma celebração, será on line, de forma que possibilitará maior participação dos Consagrados Seculares e permitirá a divulgação deste estado de vida.

Tríduo Preparatório

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta uma proposta de Tríduo preparatório ao dia 02, num esquema de Ofício Divino, que poderá ser utilizado num dos momentos orantes da Comunidade Religiosa, preferencialmente nas Vésperas, ou num horário prévio à realização das missas na comunidade eclesial, favorecendo também a participação de todo o povo de Deus.

No subsídio há, ainda, mensagens das presidentes de importantes organismos da Igreja no Brasil – Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Comissão Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB) e Instituto de Pastoral Vocacional – representando todas as pessoas de vida consagrada.

Que o Dia da Vida Consagrada “produza frutos abundantes para a santidade e a missão da Igreja. Especialmente, ajude a fazer crescer na comunidade cristã a estima pelas vocações de especial consagração, a fazer com que se torne sempre mais intensa a oração para obtê-las do Senhor, fazendo amadurecer nos jovens e nas famílias uma generosa disponibilidade para receber esse dom. A vida eclesial no seu conjunto será beneficiada, e disso há de haurir força a nova evangelização” (São João Paulo II).

Baixe (aqui) a sugestão de tríduo.

Fonte: CNBB

Imprimir